Por: Larissa Ramos
Ontem, vi um tweet de um graduando que havia entregue o TCC para a banca avaliadora e recebeu o retorno:
“O ChatGPT dedurou vocês de que esse texto é de autoria dele…”
O aluno teve que se virar para provar que o texto não havia sido criado no ChatGPT e que a ferramenta falhava. Acabou utilizando um texto do próprio professor para provar que a ferramenta também falaria que o texto dele havia sido criado com o auxílio do ChatGPT.
E conseguiu provar.
A inteligência artificial está cada dia mais acessível. Estamos diante de uma grande inovação e podemos (e devemos) aplicar em nosso ambiente de trabalho, mas sempre com cuidado. Afinal de contas, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. rsrs
Com as IAs, as empresas conseguem reduzir custos operacionais, escalar o negócio, ganhar agilidade e produtividade, melhorar a experiência do cliente, entre outros.
E no marketing, como essa inteligência consegue auxiliar?
- Growth Hacker + Análise de dados:
A análise de dados leva as empresas para outro nível. Com inteligência artificial, é possível analisar dados de campanhas de marketing, expansão do negócio e produtos e até auxiliar na atuação preditiva na solução de problemas. Por meio da análise de grandes volumes de dados, a IA pode identificar padrões e tendências ocultas, permitindo que as empresas compreendam melhor seus clientes, personalizem suas estratégias e alcancem resultados mais impactantes.
- Disparos de e-mails e automação:
A IA pode automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como o envio de e-mails segmentados, gerenciamento de redes sociais e análise de métricas. Com isso, as equipes de marketing podem economizar tempo e recursos, focando em atividades estratégicas e criativas.
- Segmentação de público-alvo:
Com algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar dados demográficos, comportamentais e de preferências dos clientes para identificar grupos específicos com maior potencial de conversão.
- Chatbot:
Chatbots alimentados por IA podem fornecer suporte instantâneo e personalizado, respondendo a perguntas comuns e resolvendo problemas de forma eficiente. Isso melhora a satisfação do cliente e agiliza o atendimento.
Hoje, na Estação Criativa, utilizamos inteligência artificial em diversos momentos do processo de criação da Estratégia de Marketing, além das formas citadas acima. Consideramos que a inteligência artificial tem um impacto significativo no marketing das empresas, com potencial de impulsionar o crescimento dos negócios e gerar resultados positivos.
Mas, como falei lá em cima, é preciso saber utilizar a ferramenta da forma correta e não tirar conclusões baseando-se apenas no que está escrito lá. É sempre necessário o olhar e o feeling humano.
Acesse o site da Estação Criativa: https://estacaocriativa.com/