Ninguém deseja investir em comunicação e marketing sem obter os resultados esperados. Mas você já se perguntou o motivo? Provavelmente é a falta de estratégia.
Às vezes, o problema está na forma como você comunica seu produto. Muitos conteúdos são feitos sem levar em conta o brandbook, ou seja, o manual de branding e sem o estudo aprofundado gerado por uma estratégia eficaz.
Além disso, se as mensagens não estão se conectando com o público, não adianta aumentar o número de postagens. O mesmo se aplica para a comunicação interna. Um dos principais pontos da comunicação é estudar quem está ouvindo/lendo a mensagem para gerar emoções e identificações.O marketing estratégico trabalha para alinhar a proposta de valor, tom de voz e posicionamento com o que seu público realmente deseja ouvir. Dessa forma, suas campanhas tornam-se mais relevantes e atraentes.
Neste blog, vamos explorar as principais razões pelas quais o marketing estratégico vai mudar a sua percepção sobre o papel da comunicação.
Primeiro, voltando ao ponto do público, as pessoas gostam de se identificar nas redes sociais. Se uma empresa de navegação, por exemplo, quer atrair novos colaboradores, gerar conteúdo que mostre a cultura, os benefícios e satisfação dos funcionários atuais geram desejo. Da mesma forma, uma estratégia de comunicação interna irá manter as pessoas engajadas e felizes onde trabalham. Para isso acontecer, a comunicação deve ser alinhada e integrada. Sem uma estratégia única que mostre os valores da companhia, você vai nadar e não chegar em lugar nenhum.
Por isso, alguns passos são necessários para entender o cenário da empresa, aonde quer chegar e com quem quer falar para manter uma boa atratividade e reputação. São eles:
- Diagnóstico: avalie o que está funcionando e o que não está nas suas campanhas atuais. Use dados históricos e feedback dos clientes para entender os gargalos.
- Segmentação do público: faça uma pesquisa detalhada do seu público-alvo e crie personas para guiar suas ações. Entenda quem são seus clientes internos e externos e o que verdadeiramente interessa.
- Escolha de canais e ferramentas: selecione as plataformas certas com base no comportamento do seu público. Pode ser que você precise ajustar o foco para canais mais específicos ou investir em ferramentas de automação de marketing.
- Criação de conteúdo e mensagem: desenvolva uma mensagem forte que ressoe com seu público. Um conteúdo bem alinhado aos desejos e necessidades dos clientes pode ser a chave para engajá-los e convertê-los.
- Monitoramento e otimização: acompanhe os resultados de perto e esteja preparado para fazer ajustes constantes. Use dados para tomar decisões informadas e otimizar as campanhas ao longo do tempo.
Conclusão
Se você já investiu em marketing e não obteve os resultados esperados, pode ser que faltou uma abordagem mais estratégica. A Estação Criativa é uma agência especialista no mercado de óleo e gás que cria conteúdos assertivos e com resultados extraordinários. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.